terça-feira, 24 de julho de 2012

Formas Geométricas




A professora Ana Angélica Oliveira realizou uma atividade lúdica com os alunos do 4º ano "A". a atividade foi sobre as formas geométricas e utilizou recursos simples, porém práticos para auxiliar a aprendizagem dos alunos. Os materiais usados foram fita adesiva e um bambolê.










Aquarela

O monitor Kássio Fernandes ensaiou a música Aquarela com seus alunos do 4º ano "B" para as atividades que serão realizadas dia 03 de agosto.


domingo, 1 de julho de 2012

RIO+20




Os professores trabalharam os temas da RIO +20 com os alunos e comunidade escolar. Temas como sustentabilidade, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável tiveram destaque nas atividades pedagógicas.




                                                                      
Sobre a Rio+20:
 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 foi realizada de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento(Rio-92) e contribuiu para definir a agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Conferência teve como temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Gincana de Conhecimentos



Foi realizada na escola dia 22 de junho gincana de conhecimentos gerais e e atualidades. Coordenada pela professora Deany Maia Cruz, a gincana aconteceu no refeitório da escola no turno matutino e envolveu os alunos de 6º ao 9º ano que demonstraram grande entusiasmo. 

LILA MAIA EDUCANDO PARA A CIDADANIA


Monitora Ruth Eleutério e alunos do 2º ano turno vespertino
Alunos do turno vespertino durante execução do Hino Nacional
Alunos do  turno matutino 
O projeto interdisciplinar "Escola Lila Maia: Educando para a cidadania" está sendo desenvolvido através de uma proposta viável dentro e fora da sala de aula durante este ano letivo. As atividades envolvem a participação ativa da equipe escolar, alunos, comunidade e sociedade civil organizada, visando a realização de atividades práticas que favoreçam a melhoria e a construção de um saber prático e funcional.


O projeto foi elaborado com o intuito de nortear a prática pedagógica dos docentes que atuam nas turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola. 

Alunos do 1º ano vespertino em preparação para apresentação.



Alunas do 2º ano e professora Zuleide Santos
Alunas do 2º ano juntamente com professoras e monitoras

 
 
O objetivo geral do projeto é desenvolver atividades envolvendo alunos e professores num processo de compreensão da prática da cidadania, integrando esses conhecimentos ao processo de aprendizagem para formentar a reflexão e ampliação da capacidade de análise crítica do mundo apartir da relação com a realidade.

Alunos do 3º ano em apresentação
Professora Dulcirene Reis, Monitor Leon Cid e alunos do 3º ano
Alnuos do 5º ano vespertino

Monitor Kássio Fernandes e Professor Jonailson
                                                                         
As ações temáticas do projeto são : aula dialogada, exibição de filmes para reflexão, uso da rádio escola para divulgar as atividades desenvolvidas, dramatização, produção de teatro, danças, teatro de fantoches, seminário, palestras educativas, composições musicais e outras. 





A culminância do projeto foi realizada dia 06 com a apresentação de atividades realizadas por alunos e professores nos turnos vespertino e noturno.

  

 A alegria das crianças e satisfação dos professores na realização das atividades marcou todas as apresentações.

























Seminário: Sustentabilidade e Qualidade de Vida



A professora Francimary Bentes realizou com os alunos do 8º anos “B” e “C” o seminário intitulado “Sustentabilidade”. O evento está diretamente ligado as linhas do projeto “Lila Maia: Educando para a cidadania” e teve como objetivo trabalhar a oralidade e conceitos como sustentabilidade, qualidade de vida e preservação do Meio Ambiente com a citação dos eventos Eco 92, Rio +20 e ainda a Carta escrita no ano de 2070. 
 

 

—Eco 92

A ECO-92 - oficialmente, Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento -, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. A mais importante conquista da Conferência foi colocar esses dois termos, meio ambiente e desenvolvimento, juntos - concretizando a possibilidade apenas esboçada na Conferência de Estocolmo, em 1972, e consagrando o uso do conceito de desenvolvimento sustentável, defendido, em 1987, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland). O conceito de desenvolvimento sustentável - entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades - foi concebido de modo a conciliar as reivindicações dos defensores do desenvolvimento econômico como as preocupações de setores interessados na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade. 

Carta de 2070

Horta


Leia o projeto que está sendo desenvolvido na escola:
Horta Escolar: Semeando para uma Vida Saudável

  Problemática
·         A questão ambiental afeta diretamente à saúde?
·         Quais riscos a falta de uma alimentação saudável traz ao organismo do ser humano?

 Nome do Coordenador
Maria Estela e Ilciane Cursino.

1.4  Período de Execução
13/06  a 30/07/2012.
1.5  Público Alvo
Comunidade escolar

2                              OBJETIVOS

2.1  Geral
Sensibilizar sobre a importância e a necessidade de ter uma alimentação saudável, envolvendo a comunidade escolar numa atividade sustentável despertando a importância de utilizar materiais recicláveis na construção da horta escolar.

2.2  Específicos

·         Conhecer quais alimentos são ricos em nutrientes como vitaminais, sais minerais, proteínas e outros;
·         Despertar o interesse dos participantes para o cultivo de hortaliças;
·         Construir uma horta escolar para fornecer alimentos saudáveis na hora da merenda.


3                  JUSTIFICATIVA
A realização da conferencia mundial a rio+20 realizada no Rio de Janeiro no período 13 a 22 de junho despertou o interesse para a realização do projeto na escola Lila Maia, a questão ambiental é uma preocupação em todo mundo, pois o planeta vive um período jamais visto, com tragédias ambientais por todos os lados. A poluição cresceu em grande escala nas últimas décadas decorrentes do aumento do número de fábricas, contingente humano no planeta e outros fatores que afetam diretamente o meio ambiente, isso porque o homem não está cuidando bem do planeta. Porém, além do planeta o homem não está cuidando bem de sua saúde. As consequências que está causa ao organismo do ser humano e também a questão da sustentabilidade.
Outro ponto importante para se entender essa questão está na educação ambiental, pois é necessária a formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente, e conhecendo o ambiente e todos os benefícios serão mais fáceis adquirir bons hábitos alimentares, zelando assim  pela saúde.
Metodologia
                               I.            Etapa
Realização de oficinas com confecções de materiais recicláveis nas turmas de 6° a 9°anos.
Exposições dos materiais produzidos nas oficinas. Em seguida os materiais serão trocados com garrafa pet, compostos orgânicos e plantas medicinais.
                            II.            Etapa
Construção da horta com a participação da comunidade escolar.

4                  AVALIAÇÃO

A avaliação será feita durante o desenvolvimento do projeto com observações, questionamentos para verificar interesse entre os participantes. A avaliação entre professores, coordenador pedagógico e direção com finalidade de identificar o crescimento do projeto.