domingo, 16 de junho de 2013

FEIJOADA DA UPA-PIN

Membros da Upa-Pin e a gestora da escola professora Nadir Thomassen

A UPA-PIN( Unidos pelo Autismo de Parintins) promoveu dia 15 deste mês uma feijoada com a finalidade de arrecadar fundos para a realização de um Seminário sobre Autismo. A feijoada foi preparada em nossa escola que senti-se orgulhosa em apoiar a associação.

SEMANA CONTRA O ABUSO SEXUAL


Combate ao Abuso a à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Professoras orientando comerciantes

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema mundial. Por ser ilegal, clandestina e em grande parte doméstica, é uma questão ainda pouco visível e difícil de ser qualificada, o que dificulta a responsabilização dos agressores. O mais freqüente tipo de violência a que estão sujeitas crianças e adolescentes é aquele denominado estrutural, em função da precária situação sócio-econômica das famílias das quais grande parte das crianças e adolescentes vítimas se originam. 
Professorea Keicilene Farias orientando moradores

A defesa dos direitos e a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual vêm sendo promovidas mediante ações integradas com as áreas de educação, saúde, cultura e justiça, visando à reintegração social e ao retorno da criança ou adolescente ao convívio da família e da comunidade.
Professora Dulcirene Reis e a monitora Mariane Tavares orientando família

Você sabe a diferença entre exploração sexual e abuso sexual?
A principal diferença entre esses dois tipos de crimes  é o interesse financeiro que está por trás da exploração. Podemos dizer que a exploração e abuso sexual fazem parte de um conjunto de condutas exercidas (com ou sem consentimento da criança ou adolescente) por uma pessoa  maior de idade, que usa seu poder ou autoridade para a obtenção de favores ou vantagens sexuais. 
Professoras enfrentando o alagamento para orientar moradores

Abuso Sexual
Pode ser dentro ou fora da família acontece quando o corpo de uma criança ou adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem uso da violência física.
Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza também constituem características desse tipo de crime.

Exploração Sexual Comercial
É o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas ( ou seja, em troca de dinheiro). Alguns exemplos são a exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados.
Nesse tipo de violação aos direitos infanto-juvenis, o menino ou menina explorado passa a ser tratado como um objeto sexual ou mercadoria. Assim, ficam sujeitos a diferentes formas de violência, como o trabalho forçado.
Nossa escola realizou entregue de panfletos alertando contra esses crimes bárbaros contra nossa crianças e adolescentes.

OFICINA DE CHAVEIRO



 
A APMC de nossa escola realizou este a oficina de confecção de chaveiro para alunos, professores, pais e comunidade das 08h às 10h. A realização da oficina teve como objetivos: integrar a escola/família e comunidade num trabalho comum visando o aprimoramento do processo educativo; fornecer a oportunidade de aprender e confeccionar trabalhos manuais e assim adquirirem meios para ajudar na sua renda financeira.