segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA


A Escola Municipal “Lila Maia”, a princípio chamada “São Sebastião”, foi fundada em 08 de maio de 1992 por Dom Gino Malvestio(+), Raimundo Oliveira, Hélio Printes, Manoel Oliveira e Isa Conceição. A escola surgiu da necessidade em atender estudantes que residiam na invasão, atualmente Bairro Itaúna I, liderada pelos senhores acima citados, atendia crianças de 02 a 06 anos e funcionou como creche e pré-escolar sob a direção da professora Cibele das Neves.
Em 1995 assumiu a direção a professora Maria Heloísa Almeida. No mesmo ano foram matriculados alunos de 1ª a 3ª série do ensino fundamental. No ano seguinte, assumiu a professora Maria Edilene Costa Bulcão dando prosseguimento aos trabalhos administrativos e pedagógicos até 2002. Em seguida, o Sr. Dilcelino Ferreira da Silva assume até início de 2005.
Na gestão de Dilcelino foi inaugurado o novo prédio da escola e também aconteceu a implantação da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Dilcelino procurou manter a interação entre professores, alunos e comunidade, promovendo eventos que atraíssem a todos.
No dia 11 de fevereiro de 2003 o ex-prefeito Enéas de Jesus Gonçalves Sobrinho, considerando a necessidade de regularizar a escola perante aos órgãos estaduais, federais e municipais de Educação, após consulta à comunidade e suas lideranças, baixa o Decreto n.º 016/2003 confirmando a nova denominação da escola Lila Maia.
A Escola Municipal “Lila Maia” inaugura seu novo prédio na Rua Guajarina Prestes, nº 850 no Bairro de Itaúna I em 28 de março de 2003 com cinco salas de aula e 09 dependências administrativas. A escola adota a metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE como processo gerencial das ações e pela participação ativa em todas as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Literatura PROLER, a mesma foi contemplada com uma biblioteca Infanto-Juvenil, estimulando nos alunos o hábito da leitura, oferecendo melhores condições no processo de ensino-aprendizagem. A biblioteca recebeu o nome de David Alfaia em homenagem póstuma ao aluno.
Em 2005 assumiu a gestão da escola o Sr. Raimundo Rui Mendes Júnior. Em 2006 deu-se início à reforma da escola com ampliação de mais 04 salas e 01 Laboratório de Informática, adquirido através da parceria do Prefeito Frank Luís da Cunha Garcia com a empresa Intel. O Laboratório de Informática recebeu na época 18 computadores equipados com Internet sem fio. Atualmente, o Laboratório está equipado com 15 computadores e 01 impressora enviados pelo MEC/SEED – Pregão: FNDE 83/2008.
Em 2007 assumiu a gestão a Sra. Nadir Thomassen Corrêa que continuou com os trabalhos administrativos e pedagógicos da escola até os dias de hoje.
Em 2009 a escola recebeu equipamentos da sala de recurso multifuncionais e foi montado o espaço para receber alunos com necessidades especiais. Nesse ano encerrou o atendimento para alunos da EJA, em virtude de pouca demanda.
Em 2010 a Escola Municipal “Lila Maia” conclui o ano letivo nos turnos matutino e vespertino,com 599 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, se destacando  no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos 5º anos com a média  4.7 e  9º ano 4.1
Atualmente atende alunos do 1º ao 9º nos turnos matutino e vespertino, proporciona aos estudantes melhoria na qualidade de ensino, promovendo e buscando parcerias com os pais e comunidade a fim de otimizar o desempenho da escola. Em 2012,  a escola atenderá alunos de 18 a 29 anos na modalidade EJA Projovem Urbano no turno noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário